• André Zenobini

Crítica de Filme: série Sintonia

Assistimos a série nacional Sintonia que está disponível no serviço de streaming Netflix. A série tem como plano de fundo a história de Nando (Christian Malheiros), Doni (João Pedro Carvalho) e Rita (Bruna Mascarenhas). A série se passa em uma favela brasileira e tenta retratar um pouco, ou muito, do que os jovens passam na busca por construírem a sua vida mesmo com o crime percorrendo a vida de cada um deles.


A produção da série e de KondZilla, fundador de uma produtora de videoclipes que leva seu nome artístico e uma produtora sob o nome de Kondzilla Records, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso do funk paulista. Até hoje, foi a série que pra mim mais se aproximou da realidade das favelas brasileiras, sem incorrer em determinados tipos de apelos utilizados por outras produções.


Claro, que nem tudo são flores. Ao mirar numa reprodução o mais fiel possível da realidade da favela, a série mesmo que em português, é carregada de gírias e usos incomuns da língua portuguesa. Isso não é problema, mas em determinados momento e em cenas mais rápidas torna o entendimento um pouco complicado.


A história, muito bem construída, divide cada um dos três personagens em um rumo diferenciado. Nando cai de cabeça no crime buscando crescer nesse sistema, enquanto Doni vê no funk sua chance de mudar de rumo e Rita enxerga sua salvação nas igrejas evangélicas. E mesmo mostrando uma melhora na vida da personagem, a série não perde de criticar e mostrar a forma desenfreada de pedidos de dinheiro para a comunidade pobre.



Quanto a Doni que rouba a cena como o grande protagonista da séria, o personagem carismático interpretado por João Pedro conquista o público e o seu Doni poderia simplesmente pular da série e fazer sucesso na vida real. O seu ator, João Pedro tem um a carreira como Jotapê mas nem de perto tem o carisma do personagem da série.

Muita gente pode ter preconceito com Sintonia, mas é uma das melhores séries nacionais da atualidade. Depois de ver o primeiro episódio só dá vontade de parar quando a série acaba te deixando com gostinho de quero mais. Um belo produto nacional, com uma trilha sonora muito boa. Vale a pena.


Imagem: Google Images

52 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Rio Grande - RS - Brasil © 2020 por AZ Comunicação

Grupo Zenobini - Assessoria e Mídia

CNPJ: 29.654.842/0001-49

Desenvolvido por 1060 Logos